quinta-feira, 28 de julho de 2016

Zukinha Ays

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje venho falar de uma pessoa nova no blog que é a Zukinha Ays.
Não vou por foto da Zukinha por dois simples motivos.
1º não tenho autorização
2º porque zelo pela segurança da pessoa
A partir daqui o post vai ser direccionado para a Zukinha Ays.
Zukinha como sabes nós não passamos da saudação quando nos vemos cara a cara.
Zukinha tenho uma ideia tua que é que és uma jovem muito sofrida, és uma jovem reservada, ...
Zukinha como ambos sabemos e não só nós tiveste uma grande perda de qual aquele sorriso lindo que tu tinhas a partir desse momento torna-se um sorriso lindo mas forçado.
Sinto que és uma pessoa que não gosta de dar grandes confianças. Sinto também que és uma jovem que não me beija como a Zukinha Cambuta (que já falei aqui no blog) e a Zukinha Unzueta (que vou falar dia 19/8/2016) porque pareces "insegura" e que não tens confiança comigo.
Zukinha não te condeno e digo-te que te percebo muito bem.
Zukinha não posso dizer que temos uma amizade, mas quero que mesmo assim saibas que se quiseres desabafar, falar, ... podes contar comigo, ... sei que tens amigos/as, família, ... que para ti será mais fácil falar que com um desconhecido. Mas quero que saibas desde que possa sempre estarei cá para te ouvir.

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Convite Para Os Meus Caros Leitores E Minhas Caras Leitoras

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje convido a visitarem a página de gostos da minha mãe no Facebook.
Aceitam-se encomendas.
Vou deixar aqui o link: https://www.facebook.com/
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

domingo, 24 de julho de 2016

Sindrome de Down

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje venho-vos falar de um tema que é Síndrome de Down que já se perdeu um pouco do preconceito embora que ainda existe gente que tem um pouco de perconceito.
Quem tem Síndrome de Down é tal e qual como nós. A única coisa diferente é que têm mais um microssoma do que nós, mas para saberem melhor convido a lerem e a verem o vídeo. Ainda convido a verem o meu livro sobre este tema que está igual ao que está neste post escrito.
Aqui fica o link do meu livro: https://www.wattpad.com/ .

Introdução

A Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente.

 Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossomo 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.

 A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

 Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo.

 Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireoide.

 Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireoide
 John Langdon Down
 Jérôme Lejeune
                                                                               
Caraterísticas

Uma pessoa com a síndrome pode apresentar todas ou algumas das seguintes condições físicas: olhos amendoados, uma prega palmar transversal única (também conhecida como prega simiesca), dedos curtinhos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protusa (devido à pequena cavidade oral), pescoço curto, pontos brancos nas íris conhecidos como manchas de Brushfield, uma flexibilidade excessiva nas articulações, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.

 Apesar da aparência, às vezes comum entre pessoas com síndrome de Down, é preciso lembrar que o que caracteriza realmente o indivíduo é a sua carga genética familiar, que faz com que ele seja parecido com seus pais e irmãos.

 As crianças com síndrome de Down encontram-se em desvantagem em níveis variáveis face a crianças sem a síndrome, já que a maioria dos indivíduos com síndrome de Down possuem deficiência mentalde leve (QI 50-70) a moderado (QI 35-50), com os escores do QI de crianças possuindo síndrome de Down do tipo mosaico tipicamente 10-30 pontos maiores. Além disso, indivíduos com síndrome de Down podem ter sérias anomalias afetando qualquer sistema corporal.

 Outra característica frequente é a microcefalia, um reduzido peso e tamanho do cérebro. O progresso na aprendizagem é também tipicamente afectado por doenças e deficiências motoras, como doenças infecciosas recorrentes, problemas no coração, problemas na visão (miopia, astigmatismo ou estrabismo) e na audição.
   


Causas E Genética

 O síndrome de Down poderá ter quatro origens possíveis. Das doenças congénitas que afectam a capacidade intelectual, a síndrome de Down é a mais prevalecente e melhor estudada. Esta síndrome engloba várias alterações genéticas das quais a trissomia do cromossoma 21 é a mais frequente (95% dos casos). A trissomia 21 é a presença de uma terceira cópia do cromossoma 21 nas células do indivíduo afectado. Outras desordens desta síndrome incluem a duplicação do mesmo conjunto de genes (p.e., translações do cromossoma 21). Dependendo da efectiva etiologia, a dificuldade na aprendizagem pode variar de mediana para grave.

 Os efeitos da cópia extra variam muito de indivíduo para indivíduo, dependendo da extensão da cópia extra, do background genético, de factores ambientais, e de probabilidades. A síndrome de Down pode ocorrer em todas as populações humanas, e efeitos análogos foram encontrados em outras espécies como chimpanzés e ratos.



Trissomia 21

 A trissomia 21 é a causa de aproximadamente 95% dos casos observados da síndrome, com 88% dos casos originários da não-disjunção meiótica no gameta materno e 8% da não-disjunção no gameta paterno. Neste caso, a criança terá três cópias de todos os genes presentes no cromossomo 21.

 Neste caso, a criança terá três cópias de todos os genes presentes no cromossomo 21

A presença de três cromossomas 21 no cariótipo é o sinal da síndrome de Down por trissomia 21. Este cariótipo mostra uma síndrome de Down adquirida por não-disjunção.


Translocação Robertsoniana

 O material extra poderá ser proveniente de uma translocação Robertsoniana, isto é, o braço longo do Cromossoma 21 liga-se topo a topo com outro cromossoma acrocêntrico (cromossomas 13, 14, 15, 21 ou 22), podendo haver assim variabilidade na região extra. A mutação pode ser uma mutação de novo e pode ser herdada de um dos progenitores que não apresenta a síndrome pois tem uma translocação Robertsoniana equilibrada. Por disjunção normal na meiose os gâmetas são produzidos uma cópia extra do braço longo do Cromossoma 21. Esta é a causa de 2 - 3% das síndromes de Down observadas. É também conhecida como "síndrome de Down familiar".

 É também conhecida como "síndrome de Down familiar"

Cariótipo de uma pessoa com síndrome de Down causada por uma translocação Robertsoniana.

Mosaicismo

 O indivíduo pode ser um mosaico de células com arranjo genético normal e células com trissomia 21. Esta é a causa apontada em 1 - 2% dos casos analisados de síndrome de Down.

 Isto pode acontecer de duas maneiras:

- uma não-disjunção numa divisão celular durante as primeiras divisões do zigoto, ficando assim essa célula com uma trissomia 21, dando origem a mais células iguais a si nas divisões seguintes e as restantes células permanecendo normais;

- um zigoto ou embrião com síndrome de Down sofrer uma igual mutação, revertendo assim as células para um estado de euploidia, isto é, correto número de cromossomas, que não possuem trissomia 21.

 Existe, obviamente, uma variabilidade na fracção nº de células trissômicas/nº de células euploides, tanto no total como dentro de um próprio tecido. Note-se que é provável que muitas pessoas tenham uma pequena fração de células aneuploides, isto é, com número de cromossomas alterado.


Duplicação de uma porção do cromossomo 21

 A literatura médica reporta casos em que uma região do cromossoma 21 sofre um fenómeno de duplicação. Isto levaria a uma quantidade extra de genes deste cromossoma, mas não de todos, podendo assim haver manifestações da Síndrome de Down, indetectável pelo cariótipo.


Incidência

Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebé com esta síndrome: em idade de 20 é de 1/1925, em idade de 25 é de 1/1205, em idade de 30 é de 1/885, em idade de 35 é de 1/365, em idade de 40 é de 1/110, em idade de 45 é de 1/32 e aos 49 de 1/11. As grávidas com risco elevado de ter um filho afectado por esta síndrome devem ser encaminhadas para consultas de aconselhamento genético, no âmbito das quais poderão realizar testes genéticos (como a amniocentese).

 As grávidas com risco elevado de ter um filho afectado por esta síndrome devem ser encaminhadas para consultas de aconselhamento genético, no âmbito das quais poderão realizar testes genéticos (como a amniocentese)

Efeito da idade materna: quanto maior a idade da mãe, maior o risco da ocorrência da síndrome.
Saúde

- As cardiopatias congénitas afetam 40% destas crianças. Analogamente, a principal causa de uma cardiopatia congênita é a Síndrome de Down. 40% das crianças com Síndrome de Down e cardiopatia congênita tem algum defeito do septo atrioventricular. As principais cardiopatias são comunicação átrio-ventricular, comunicação interventricular, persistência do canal arterial, comunicação interatrial, tetralogia de Fallot e outros. São as principais causas de morte das crianças com este síndrome, especialmente no primeiro ano de vida. No entanto, se forem corrigidas, a esperança de vida destas crianças é bastante elevada.

- A afecção do foro gastroenterológico mais frequente é a atresia duodenal, mas também aparecem a estenose pilórica, a doença de Hirschsprung e as fístulas traqueo-esofágicas. A incidência total de malformações gastroenterológicas é de 12%.

- 3% destas crianças têm cataratas congénitas importantes que devem ser extraídas precocemente. Também são mais frequentes os glaucomas.

- A hipotonia é muito frequente no recém-nascido, o que pode interferir com a alimentação ao peito. Normalmente a alimentação demora mais tempo e apresenta mais problemas devidos à protrusão da língua. A obstipação é mais frequente devido à hipotonia da musculatura intestinal.

- O hipotireoidismo congénito é mais frequente nas crianças com trissomia 21.

- A laxidão das articulações e a hipotonia combinadas podem aumentar a incidência de luxação congénita da anca embora esta alteração seja rara.

- As convulsões são mais frequentes, com incidência de 10%.

- A imunidade celular está diminuída, pelo que são mais frequentes determinadas infecções, como as respiratórias. Habitualmente têm hipertrofia dos adenoides e das amígdalas. Há uma maior incidência de leucemias.

- São muito frequentes as alterações auditivas nestas crianças devido a otites serosas crónicas e os defeitos da condução neurosensorial.

- Há uma grande controvérsia sobre a instabilidade atlantoaxial. Radiologicamente, 15% ou mais dos casos apresentam evidência deste facto, mas há muito poucas crianças com problemas neurológicos associados.

- Há um atraso no crescimento com tendência para a obesidade.

- Os dentes tendem a ser pequenos e espaçados irregularmente.

- Existem evidências de menor incidência de cancro; isto tem levado a pesquisas que sugerem que os genes que combatem o cancro estão no cromossoma 21.


Expectativa de vida

 Devido aos avanços da medicina, que hoje trata os problemas médicos associados à síndrome com relativa facilidade, a expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down vem aumentando incrivelmente nos últimos anos. Para se ter uma ideia, enquanto em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos, em 1989, subiu para 50 anos. Atualmente, é cada vez mais comum pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral. Em 2007 faleceu em Anápolis, Goiás, a pessoa com síndrome de Down mais velha do mundo, Dilmar Teixeira (n.1934), com 74 anos.


Tratamento

 Vários aspectos podem contribuir para um aumento do desenvolvimento da criança com síndrome de Down: intervenção precoce na aprendizagem, monitorização de problemas comuns como a tiroide, tratamento medicinal sempre que relevante, um ambiente familiar estável e condutor, práticas vocacionais, são alguns exemplos. Por um lado, a síndrome de Down salienta as limitações genéticas e no pouco que se pode fazer para as sobrepor; por outro, também salienta que a educação pode produzir excelentes resultados independentemente do início. Assim, o empenho individual dos pais, professores e terapeutas com estas crianças pode produzir resultados positivos inesperados.

 As crianças com Síndrome de Down frequentemente apresentam redução do tônus dos órgãos fonoarticulatórios e, consequentemente, falta de controle motor para articulação dos sons da fala, além de um atraso no desenvolvimento da linguagem. O fonoaudiólogo será o terapeuta responsável por adequar os órgãos responsáveis pela articulação dos sons da fala além de contribuir no desenvolvimento da linguagem.

 Os cuidados com a criança com S.D. não variam muito dos que se dão às crianças sem a síndrome. Os pais devem estar atentos a tudo o que a criança comece a fazer sozinha, espontaneamente e devem estimular os seus esforços. Devem ajudar a criança a crescer, evitando que ela se torne dependente; quanto mais a criança aprender a cuidar de si mesma, melhores condições terá para enfrentar o futuro.

 A criança com S.D. precisa participar da vida da família como as outras crianças. Deve ser tratada como as outras, com carinho, respeito e naturalidade. A pessoa com S.D. quando adolescente e adulta tem uma vida semi-independente. Embora possa não atingir níveis avançados de escolaridade pode trabalhar em diversas outras funções, de acordo com seu nível intelectual. Ela pode praticar esportes, viajar, frequentar festas, etc.

 Pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e chegando à universidade.

 Em todo o mundo, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e chegando à universidade


Aprendizagem

O preconceito e o senso de justiça com relação à Síndrome de Down no passado, fez com que essas crianças não tivessem nenhuma chance de se desenvolverem cognitivamente, pais e professores não acreditavam na possibilidade da alfabetização, eram rotuladas como pessoas doentes e, portanto, excluídas do convívio social. Hoje já se sabe que o aluno com Síndrome de Down apresenta dificuldades em decompor tarefas, juntar habilidades e ideias, reter e transferir o que sabem, se adaptar a situações novas, e, portanto todo aprendizado deve sempre ser estimulado a partir do concreto necessitando de instruções visuais para consolidar o conhecimento. Uma maneira de incentivar a aprendizagem é o uso do brinquedos e de jogos educativos, tornando a atividade prazerosa e interessante. O ensino deve ser divertido e fazer parte da vida quotidiana, despertando assim o interesse pelo aprender.

 No processo de aprendizagem a criança com Síndrome de Down deve ser reconhecida como ela é, e não como gostaríamos que fosse. As diferenças devem ser vistas como ponto de partida e não de chegada na educação, para desenvolver estratégias e processos cognitivos adequados. A Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, do psicopedagogo Reuven Feuerstein, afirma que a inteligência de qualquer pessoa, independente de sua idade, pode ser "expandida". Um neto de Feuerstein, portador de Síndrome de Down, que teve sua inteligência estimulada por seus métodos desde o nascimento, sempre frequentou a escola normal com bom desempenho.

História

Existem evidências de que crianças com Síndrome de Down tenham sido representadas na arte, mas a primeira descrição médica da Síndrome ocorreu apenas no século XIX.

 Em 1862, o médico britânico John Langdon Down descreve a síndrome; baseado nas teorias racistas da época, ele atribui a causa a uma degeneração, que fazia com que filhos de europeus se parecessem com mongóis, e sugere que a causa da degeneração seria a tuberculose nos pais. Apesar do tom racista de Down, ele recomenda que as pessoas com a síndrome sejam treinadas, e que a resposta ao treinamento é sempre positiva.

 Durante vários anos, os pais de crianças com Síndrome de Down recebiam a recomendação de entregar as crianças a instituições, que passariam a cuidar delas (pela vida toda).

 O termo foi referido pela primeira vez pelo editor do The Lancet, em 1961. Era, até a data, denominado como mongolismo pela semelhança observada por Down na expressão facial de alguns pacientes seus e os indivíduos oriundos da Mongólia. Porém, a designação mongol ou mongoloide dada aos portadores da síndrome ganhou um sentido pejorativo e até ofensivo, pelo que se tornou banida no meio científico.

 O termo mongol ou mongolismo, quando usado de forma pejorativa, ofensiva, poderá ser considerado como crime de preconceito, sem direito à fiança, quando o processo transitar em julgado.

 Na Segunda Guerra Mundial, pessoas com qualquer tipo de deficiência (física ou mental) foram exterminadas pelos nazistas, no programa chamado Aktion T4.

 Atualmente, estima-se que entre 91% e 93% das crianças detectadas com Síndrome de Down antes do parto sejam abortadas.

Em Portugal

 Dados revelados em Maio de 2013, revelam que em Portugal, um em cada 800 bebés nasce com trissomia 21, segundo a associação Pais 21. Quando a síndrome é detectada nos fetos, 95% dos pais optam por uma interrupção voluntária da gravidez. Estima-se que em Portugal cerca de 15 mil pessoas sejam portadoras da síndrome.

Vídeo

Vídeo informativo sobre Sindrome de Down.
Para mim uma pessoa com o Síndrome de Down não deixa de ser bonita como as outras pessoas que consideramos normais,... mas pensem que essas pessoas também são normais e até conseguem ser mais afectuosas e mais meigas que nós.

Espero que gostem.
Fiquem comigo. 

Nova alteração

Boa noite para quem me acompanha.
O meu blog não vai ser só de coisas pessoais mas também vou passar a por de sobre outros assuntos.
Já a seguir vou por de um tema que é o Sindrome de Down.

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Parabéns Zukinha Cambuta

Bom dia a quem me acompanha.
Hoje dei o título de Parabéns Zukinha Cambuta, porque venho desejar os parabéns a uma amiga.
Digo Zukinha Cambuta porque Zukinha em Portugal significa brasileira e Cambuta significa baixa/baixinha.
Zukinha sei que não nos dávamos muito, pois não passava nem passa de um bom dia ou de um boa tarde ou de um boa noite.
Zukinha pelo que consigo ver sem te conhecer é que és uma pessoa direta,  responsável, meiga e bruta (para quem queres e quando queres), uma miúda cinco estrelas,...
Zukinha não escrevo o teu nome para tua segurança que eu zelo sempre, para não acontecer coisas que não devem.
Zukinha queria desejar-te um feliz aniversário junto de quem mais amas e que venham muitos mais anos.
Zukinha como sabes nunca fomos da mesma turma, mas foste da minha irmã, daí ter te conhecido. Zukinha só queria ser teu amigo e não ser só um bom dia ou de um boa tarde ou de um boa noite.
Zukinha de qualquer das formas não quero perder a amizade que temos.
Zukinha queria desejar-te de uma forma diferente sem ser na plataforma do Facebook. Espero que não leves a mal como te tratei aqui e te ter dado os parabéns também por aqui.
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Decisão

Boa noite a quem me acompanha.
Tomei uma decisão.
Não vou acabar com blog. Pois não digo que vocês precisem de mim, mas eu sim preciso de vocês.
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

domingo, 17 de julho de 2016

Não sei o que diga

Bom dia para quem me acompanha.
Pelo título devem de perguntar o porquê do título ser esse. Pois,  na verdade queria acabar com o blog. Não tirá-lo da Internet, mas sim fazer uma despedida e por um ponto final no blog. Por outro lado não queria porque o blog é uma maneira de destração, de expressar sentimentos,... na verdade faz-me muito bem, mas ...

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

LN

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje venho falar mais uma vez da LN.
Mais uma vez a LN estamos sem falar mas como disse e digo sempre não sou eu que sendo amigo vou fazer o futuro dela mas sim é ela com os estudos e também digo que o futuro não é meu mas sim dela. Consigo compreender dela não falar, pois está a fazer pela vida pelo seu feitio.
Agora sim vejo que ela me faz falta, pois estou cheio de saudades dela,  estou cheio de saudades de falar com ela,  ...
A LN é uma amiga cinco estrelas,  meiga,  simpática, ... acima de tudo preocupada e respeitadora.
Vou deixar só uma frase aqui abaixo dirigida para ela.
LN nunca te quero perder. És muito importante para mim. Te adoro.
LN
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Classes Sociais

Boa tarde para quem me acompanha.
Hoje venho falar-vos de um tema que são as classes sociais.
Antes de mais queria  começar pelo inicio que é o básico.

O que é o Classe Social?

Classe social é um grupo constituído por pessoas com padrões culturais, políticos e económicos semelhantes. O fator financeiro é uma das características mais marcantes na definição de uma classe social.

Existem em Portugal pelo menos três classes sociais:
- Classe Alta
- Classe Média
- Classe Baixa
Enquanto no Estados Unidos existem cinco classes sociais:
- Classe Alta
- Classe Média Alta
- Classe Média
- Classe Média Baixa
- Classe Baixa

Depois disto gostava de dar três significados.

- Classe Alta --- Apresentam dificuldades em manter as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, por exemplo. Além disso, dificilmente têm acesso a opções de entretenimento cultural.

- Classe Média --- São as mais comuns na maioria dos países. Neste grupo, os indivíduos já conseguem manter um equilíbrio econômico, garantindo todas as necessidades básicas. Na classe média as pessoas tendem a ter um nível de escolaridade mais elevado, como o ensino superior completo, por exemplo.

- Classe Baixa --- São os ricos, que geralmente nasceram em famílias abastadas e são detentores de grandes heranças e fortunas.


Resolvi falar deste tema porque ainda se vê preconceitos entre as diferentes classes sociais e isso não pode existir. Pois somos todos iguais, somos todos de carne e osso, temos sentimentos, somos humanos e mesmo de diferentes etnias temos tudo isso em comum.
Espero que vejam e reflictam nestas palavras e que vejam o video e que percebam mesmo de diferentes classes médias o quanto podem ser feliz.
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

sábado, 9 de julho de 2016

Bullying #1

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje venho-vos falar de um tema muito falado mas hoje neste blog vai ser um pouco diferente porque vamos ter três mensagens de uma pessoa que criou um grupo e uma página de gostos no Facebook.
Mas primeiro que tudo gostava de começar por o que toda a gente começa.

O que é o Bullying?

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

Eu passo a explicar o porquê deste post.
Este post foi muito pensado antes de fazer, pois é um post que não é fácil para mim fazer porque fui vitima de bullying.
Eu e a jovem de vinte e dois anos estamos a tentar mudar a sociedade nomeadamente os agressores. A jovem criou um grupo no Facebook de nome Stop Bullying e uma página de gostos também no Facebook de nome StopBullying.PT. Eu tento através do meu blog e deves enquanto através do meu Facebook pessoal.
O meu Facebook pessoal e do jovem não serão divulgados por uma questão de proteção para ambos.
Agora vou deixar as três mensagens desta jovem que é uma pessoa cinco estrelas, que não merecia passar por metade do que passou, ... tudo o que diga para ela é pouco.


Publicação dia 9/12/2015

Hoje vou desabafar um pouco .
Sou uma jovem de  21 anos aos 16 anos a minha vida mudou completamente , sempre fui uma miúda que amava saber mais , que amava estudar , apesar do Bullying que sofria eu amava estudar , apesar da porrada que levava dos insultos que me faziam, da fome que essas pessoas me faziam passar eu adorava estudar , infelizmente um dia a porrada correu mal para o lado dos agressores , aos 16 anos , o bullying acabou mas a tortura começou , levei muita pancada ate não me conseguir levantar mais do chão , ate estar a sangrar , e a chorar , pois meses antes tinha perdido o meu maior companheiro aquele que me ajudava a combater o bullying que me dava a mao para me levantar , pois nesse dia eu fiquei no chão e ninguém meteu a mao , fui levada de urgencia para o hospital , pois um dos agressores que ainda hoje me Lembro bem dele , arrebentou me com um quisto mortal que tinha , cheguei ao hospital em muito mau estado , espremeram me o quisto a sangue frio , berrei chorei , mas já não sabia se chorava de dor ou de raiva por estar a passar aquilo tudo , fui levada para o bloco operatório e fiz uma cirurgia de 5horas , acordei a chorar , pois sabia que durante 2 anos não ia sair dali pois precisava de fazer tratamentos todos os dias , sujeitei me a estar numa cama a chorar de dores pois fiquei sem carne numa parte do corpo , esperei 2anos a sofrer para voltar a ter a carne de volta mas o mais engraçado é que depois de chorar e Berrar nos tratamentos Eu ria me , todos no hospital chamavam me " guerreira" , depois dos 2 anos a sofrer pensei que todo tinha acabado mas afinal foi só o começo de um verdadeiro sofrimento , pois a meio de 2012 acordei cheia de sangue e não podia mexer as pernas , minha mãe levou me de novo para o hospital , cheguei lá enfiaram me dois tubos nas pernas e meteram me dentro de uma maquina estive lá fechada 2horas , depois disso fui fazendo tratamentos para voltar a andar em 2013 fui operada as costas e as pernas , tive 7horas dentro do bloco , quando acordei fiquei incapacitada , tive de aprender a voltar a andar precisei de uma cadeira própria para tomar banho , que custava mais de 400 euros , meu pai teve que comprar um carro adequado a mim para me levar todos os dias ao hospital , em 2014 fiz 2 cirugias , correram bem , depois de muito lutar consigo andar de novo , agora tenho consultas todos os meses , e tratamentos dia sim dia não , meus tratamentos são para não ficar numa cadeira de rodas são ha base de agulhas e tubos e para nao bastar na quarta feira foi me detatado  doenças cronicas uma nao sei bem o nome as outras sao fibromialegia cronica , neuropatia cronica , dor cronica , paralisias que irei morrer com elas . e de um momento para o outro ando e nao ando este mes tive outra paralisia e tive 3 dias sem mexer as pernas  por mais tratamentos e medicamentos que tome nao adianta neste momento estou a tomar medicamentos que me deixam muito mal , tenho tonturas nauseas falta de ar , mau estar , vomitos e muito mais :c , estou fragil , e hoje tenho uma caixinha que anda sempre comigo pois nao posso errar na medicaçao , hoje sei que por causa dos tratamentos posso ficar sem o meu enorme e lindo cabelo mas sabem isto é só mais uma batalha para me tornar ainda mais forte   , eu tenho fé de que vou conseguir vencer mais esta batalha  , porque sou acompanhada pelos melhores cirurgiões do mundo , já conheco o hospital de uma ponta ha outra pelas piores causas , infelizmente sofro de doenças hereditárias que na minha familia são ( cancro : hérnias : doença no coração : quistos mortais : Fibromialgia cronica e neuropatia cronica ) mas sabem eu só chorava quando tinha dores , mesmo estando internada quem animava o quarto e o hospital era eu , em 5 anos que estou lá nunca me viram a lamentar nem triste :) o sorriso é a minha melhor arma para conseguir vencer estas batalhas desde que nasci consegui vencer a 6 cirugas sempre com um sorriso 😊😊 o meu maior sonho era voltar a dançar mas como é óbvio não vou desistir dele ❤ obrigada a todos que sempre me apoiaram ❤👍 isto foi so um desabafo para vos dizer que nem tudo é mau na vida , vivam a vida enquanto podem porque como vêem de um dia para o outro tudo pode mudar 😘😘😘 P.s : nao desabafei para ter fama e que tenham pena de mim , desabafei para vos dar uma liçao de vida e para voces darem mais importancia as pequenas coisas da vida e viverem cada dia como se fosse o ultimo  e para vos dizer que nesta vida existe sempre alguem pior que nos , e para voces darem mais valor a pequenas coisas porque a vida de um dia para outro prega-nos partidas que nem sequer estavamos ha espera , curtam a vida ao maximo sem magoar ninguém . 😘😘😘 ❤ E ao rapaz que me mandou para o hospital só desejo que seja feliz não sou má pessoa nem guardo rancor só peço que ele tenha mudado e se fizer de novo bullying com alguém que pense nos futuros filhos dele e que ele não vai gostar nada se fizerem isso com eles .. E um beijo enorme para ele que a melhor chapada que llhe posso dar é a de luva branca com um sorriso sempre nos lábios 😘 beijo André que de ti nunca me vou esquecer muito menos da tua cara e um dia gostava de poder estar frente a frente contigo para te poder perguntar porque a mim? Que mal te fiz eu? Era uma miuda que só queria apreender e que tu nunca deixaste  ...


Publicação dia 28/03/2016

#BULLYING

Tudo começa com ofensas, palavras, que nos magoam, até que tudo ultrapassa os limites. Batem, agridem, roubam, excluem , que até chegam a mandar um ser para o hospital ou ate ao suicídio ....
Bullying é, cada dia mais, um grande problema na vida das pessoas, principalmente para aqueles que não se enquadram nos “padrões da sociedade”. Mesmo assim, na maioria dos casos, o Bullying é tranquilo e não traz grandes problemas, só que em casos especiais as coisas tomam proporções inacreditáveis ( como no meu caso ) que fui direta para o hospital e só aí tudo acabou , faziam troça de mim aqueles que sabiam que eu era uma miúda que só queria saber dos estudos que só queria estar no meu canto , e acima de tudo gozavam comigo por ser menina do papa e da mama (Betinha) mas eu a esses que gozavam comigo só lhes digo que tenho grande orgulho de ser BETINHA e de TER A EDUCAÇÃO QUE OS MEUS PAIS ME DERAM , eu há vossa beira hoje sou uma RAINHA pois aguentei muito que vocês nunca aguentariam na vossa vida e mesmo assim tornei-me alguém na vida estudei e hoje tenho cultura , e agora vocês? que faziam troça de mim que me apalpavam que me batiam onde estão? pois no lixo né :)
Eu aconselho a todas as pessoas vitimas de bullying que não deixem chegar ao estremo que eu cheguei por favor , vocês desabafem, tudo aquilo que vos acontece , falem não fiquem em SILENCIO DIGAM NÃO AO BULLYING .
 Aos pais ,  tenham atenção ao comportamento dos seu filhos , pois muitas vítimas sofrem em silêncio, mas isso manifesta-se no seu comportamento, por exemplo, se o vosso filho, for um aluno de boas notas e de repente, diminui-las; Se ele de noite tem pesadelos em que grite "SOCORRO", "NÃO ME BATAM", "LARGUEM-ME"; e muitas outras situações, "investiguem", pois muitas das vezes, podem ser as típicas vítimas de bullying que sofrem em silêncio.
A VOCÊS QUE SOFREM DE BULLYING NÃO COMETAM O MESMO ERRO QUE EU ( REPITO NÃO COMENTAM O MESMO ERRO QUE EU ) NÃO SE CALEM , GRITEM , FALEM COM ALGUÉM NÃO TENHAM VERGONHA NÃO TENHAM MEDO POR FAVOR VAMOS ACABAR COM OS VALENTÕES QUE GOSTAM DE MALTRATAR OS OUTROS SÓ PORQUE LHES APETECE , GRITEM NÃO AO BULLYING , todos temos direito de poder estudar em paz , de poder-mos ser quem somos sem ter alguém a criticar-nos , temos o direito de VIVER E SERMOS FELIZES SEM MEDO <3

#FORÇA #STAYSTRONG #ESTOUCOMVOCESSEMPRE <3

(aviso se quiserem podem desabafar comigo o meu chat estará sempre ativo a qualquer hora podem deixar la o vosso desabafo sim <3 força <3 )
Descupem a minha audiência


Publicação 25/06/2016

Sabem o que mais doi nesta vida , não é ter acabado com o namorado/a não é ter um iPhone , ou não ter aquela peça de roupa ou aquelas sapatilhas que todos usam , não é ter discussões com os país ou com amigos , não é fazer birras por tudo e por nada , não é queixar se de tudo , não é dizerem que vão cortar os pulsos ou matarem se por isto ou por aquilo não é fazerem fitas por tudo e por nada , não é andarem sempre a queixarem da vida  , a dor é ter uma série de doenças , e chegar ao ponto de tanta luta de tantos anos de tantas cirurgias e tratamentos e dizerem te não ha cura para ti essas doenças vão te matar , é isso é dor saber que nunca mais ninguém te vai salvar e poder fazer algo para tu ficares bom é tu teres esperança e depois de um momento para o outro tiraram te o chão e ficares sem nada simplesmente a pensar quando vais partir  quando vais parar de chorar e quando te vão colocar de pé de novo.  Sim a dor é isto ser doente lutar 6 anos sofrer para no fim não te dizerem nada ... Dêem valor ... Só isso ..


Não estavam à espera desta vida de uma jovem de vinte e dois anos, pois não?
Agressores pensem antes de agir, pois se fosse os vossos pais ou irmãos ou filhos como se sentiam??? O que aconteceu a esta jovem ou agressões de outras formas a outras pessoas tem que acabar, as pessoas têm todas sentimentos, são feitas de carne e osso. Somos todos iguais apesar das etnias muitas das vezes serem diferentes. Não podemos ser racistas. Não podemos continuar a aceitar a estas pessoas agirem desta forma cruel e de baixo nível. Temos de fazer algo para mudar isso e a melhor maneira é divulgar o tema Bullying e até vos dou o livre acesso se quiserem partilhar este post.
Aqui abaixo vou deixar a foto do grupo e da página de gostos.
Grupo Stop Bullying
Página de Gostos StopBullying.PT
Espero que sirva para mudar a mentalidade dos agressões e que parem de vez com o Bullying

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Um pedido aos meus caros leitores e ás minhas caras leitoras

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje faço um pedido. Não vamos deixar que o Depois dos Treze acabe. A pessoa atualmente não pode ir ao blog e queria que ela quando voltasse que tivesse mais visualizações.
Convido a visitar essa página e não vamos deixar que acabe.

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

Agradecimento

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje venho também agradecer à Vida de Policia.
Página De Gostos No Facebook
 Queria agradecer por terem lido o meu post, por terem sido umas pessoas cinco estrelas e por terem partilhado a triste noticia da Sabrina Espada.

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

Record de Visualizações

Boa noite para quem me acompanha
Hoje pelo titulo devem de ter percebido do que venho falar.
Ontem divulguei um triste assunto sobre o Falecimento de uma agente da GNR - Sabrina Espada . 
Este post chegou às 293 visualizações.
Acho que me atrevo a dizer que quem viu está má notícia que ficou chocado. Eu fiquei admito.

Espero que gostem.
Fiquem comigo.

LN

Boa noite para quem me acompanha.
Se ontem fui capaz de por um post sobre a LN, ontem devia ter posto também outro, mas quis deixar para hoje.
Eu e a LN voltámos a falar. Digo-vos até a compreendo, pois está a tirar o curso de auxiliar de enfermagem e não é fácil.
A LN ontem dizia pelo Messenger Facebook que não merecia que falasse dela no meu blog, pois também disse que não era assim tão boa para ter a minha importância, …
LN agora dirijo-me para ti mesmo em frente aos meus caros leitores e caras leitoras.
LN tu sabes o quanto gostei e gosto de ti, pois nunca te escondi e não vai ser agora. Sabes bem que te adoro e que posso dizer que já te amei e tu sabes bem disso. LN em relação de disseres que não mereces que escreva no blog sobre ti e ainda teres dito que não era assim tão boa para ter a minha importância, não o digas, pois como te disse ontem à noite ás 02:00 horas não acreditava que estava a acabar de ler o que li. LN como te disse também ontem quem eu considero amigo ou amiga tem uma importância estrema para mim, e ainda acrescentei tu és boa, quer o teu interior e exterior lindíssimo.
LN digo-te e sou sincero não estava à espera destas seguintes mensagens mandadas por ti:
Eu sei que ás vezes não sou a melhor.
Mas mesmo que não fale contigo.
Eu tou contigo.
LN não sabes como senti quando li isto, ontem veio-me as lágrimas aos olhos e hoje novamente ao escrever o que tu escreves-te.
LN sei que não sou melhor e que nem sempre sou um bom amigo, nisso tenho que te pedir desculpa, pois tu sempre tentas-te fazer o melhor e eu não.
LN ainda queria agradecer por teres-me deixado recordar contigo uns dos nossos bons momentos e de termos recordado os nomes que te chamei a elogiar.
LN te adoro e te adorarei. Nunca te quero perder e daqui a uns aninhos queria e se tudo correr bem trabalhamos juntos na minha ideia.
Não te esqueças que nunca te quero perder por nada nem por ninguém, pois és uma excelente amiga e quanto eu não passo de um mero amigo.
 
LN
Espero que gostem.

Fiquem comigo.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Falecimento de uma agente da GNR - Sabrina Espada

Boa noite para quem me acompanha.
Venho-vos dar uma notícia triste.
GNR de luto
Sabrina Espada, militar da GNR na zona da Costa da Caparica, morreu depois de, na segunda-feira, ter dado um tiro na cabeça.

A jovem de 21 anos não morreu no imediato. Foi levada para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde lhe foi induzido o coma. Contudo, os ferimentos provocados pela arma foram fatais e Sabrina não resistiu.

“Nunca há só uma causa para o suicídio. Não podemos ser simplistas”, disse ao Notícias ao Minuto José Alho, presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda, lamentando o facto de uma “miúda” ter posto termo à vida.
Sabrina, de 24 anos, estava de baixa médica depois de, em maio, ter sido perseguida e esfaqueada por um gangue após mais um turno de trabalho.

Os três homens perseguiram-na no caminho para casa e conseguiram obrigá-la a parar o carro na zona dos Capuchos, em Almada. Sem ter como resistir, a jovem militar foi arrastada para fora da viatura, espancada e esfaqueada na zona do pescoço.

Levada para o Hospital Garcia de Orta, Sabrina teve alta pouco depois, pois os ferimentos não a faziam correr risco de vida, pelo menos os físicos.
Os ferimentos psicológicos, esses sim, foram fatais e a jovem acabou por tirar a própria vida.

Para José Alho é preciso que os “comandos diretos dos militares da Guarda estejam mais atentos” para poderem antecipar e evitar estas situações.

Sabrina Espada matou-se com uma arma pessoal que era um revolver.

Sabrina Espada
Os meus sentimentos a toda a família e amigos da Sabrina.
Nunca conheci esta pessoa mas por as informações que tenho era uma pessoa cinco estrelas.
Que o céu te seja leve e que sejas uma estrela muito brilhante. Que guardes todos aqueles que te amaram e gostavam muito de ti e guardes na tua alma quem está tristes.
Precisavas de ajuda e não tiveste, mas por outro lado tu eras uma militar e ajudavas os outros.
Foste uma guerreira, eras muito nova, tinhas apenas 24 anos, tinhas uma longa vida pela frente. Mas consigo perceber, nos nossos momentos de desespero fazemos o que não devemos, mas por fezes passa dos limites e acabamos com estes desfechos.
Que Deus te guarde e que seja tão bom como tu foste.
Descansa em Paz.

Sei que termino sempre da mesma forma mas esta noticia é tão triste que custa acabar como o costume.









Espero que gostem.
Fiquem comigo.

LN

Boa noite para quem me acompanha.
Lembram-se da LN espero.
Deixei de falar da LN devido a não falarmos.
A LN está a fazer curso muito complexo daí perceber ela não falar. Para ser sincero estou cheio de saudades de falar com ela, pois ela é boa amiga e quando estamos mal é uma para não dizer a primeira a estar lá para ajudar.
LN não te quero perder. Só te quero é o melhor para ti, estás a tirar o curso para o teu futuro por isso percebo-te. Obrigado por seres quem és e quem foste até hoje comigo.
LN
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

domingo, 3 de julho de 2016

Morreu Camilo de Oliveira

Boa noite para quem me acompanha.
Hoje venho dar uma má noticia de uma pessoa que pelo menos os portugueses conhecem, Camilo de Oliveira.
INTRODUÇÃO
Camilo Venâncio de Oliveira foi um ator e argumentista português.

VIDA

Nasceu nos camarins do Teatro do Grupo Caras Direitas, localizado em Buarcos, na altura o único teatro existente no concelho da Figueira da Foz, filho de Camilo Arjona de Oliveira, falecido em 1981, e de sua primeira mulher Ester Venâncio de Oliveira. Em finais de Setembro de 2012, houve rumores da sua morte, um boato que os jornais se apressaram a desmentir. Faleceu a 2 de julho de 2016, aos 91 anos de idade, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde estava internado na unidade de cuidados paliativos devido a cancros na próstata e nos intestinos.

CARREIRA

Camilo estreou-se na companhia itinerante da família com apenas nove anos. Depois saiu da Figueira da Foz para Lisboa em busca de uma carreira. A sua primeira revista foi Lisboa é Coisa Boa em 1951.

Durante a sua vida contracenou com diversos artistas, como por exemplo Beatriz Costa, Raul Solnado, Vasco Santana, Ribeirinho, entre outros mais contemporâneos. Entre 1995 e 2009, protagonizou várias séries cómicas com uma personagem com o seu nome, com apelidos diferentes de série para série. Essa personagem assumia vários estilos de vida, porém sempre na linha da comédia de peripécia. Foram ao todo, 7 séries, 6 das quais exibidas na SIC e uma na RTP1:

- Camilo & Filho, Lda - 1995 na SIC
- As Aventuras do Camilo - 1997 na SIC
- Camilo na Prisão - 1998 na SIC
- A Loja do Camilo - 1999 na SIC
- Camilo, o Pendura - 2002 na RTP1
- Camilo em Sarilhos - 2005/2006 na SIC
- Camilo, o Presidente - 2009/2010 na SIC
- Em relação ao teatro, Camilo de Oliveira fez 47 revistas à portuguesa.

"Camilo de Oliveira - As Regras da Minha Vida" relata uma carreira de décadas.

Desde o fim das gravações de Camilo, o Presidente que, o ator reformou-se concedendo esporadicamente entrevistas a talk-shows; a última das quais dada a Manuel Luís Goucha, no seu programa Você na TV!, na TVI, do dia 3 de abril de 2015.

VIDA PESSOAL

Camilo foi casado com Io Appolloni, atriz italiana, nascida em 1945 e, radicada em Portugal, desde 1965. Desse casamento, foi pai de Camilo Humberto Appolloni de Oliveira, nascido em 1969. Foi também pai de Camilo Luís Bettencourt de Oliveira, nascido em 1981, do seu casamento com Maria Luísa Bettencourt. Era casado, desde 2002, com a atriz Paula Marcelo, nascida em 1967. Não houve filhos desse casamento.

TELEVISÃO

- Protagonista, Camilo Tondela em Camilo, o Presidente, SIC 2009-2010; 2014
- Elenco principal, Doutor em No Tal Hospital, RTP 2007
- Protagonista, Camilo Monteiro em Camilo em Sarilhos, SIC 2005-2006
- Protagonista, Camilo Gouveia em Camilo, o Pendura, RTP 2002
- Protagonista, Camilo em A Loja do Camilo, SIC 1999-2000
- Protagonista, Camilo dos Anjos Libertino em Camilo na Prisão, SIC 1998
- Protagonista, Camilo em As Aventuras do Camilo, SIC 1997
- Protagonista, Camilo Chumbinho em Camilo & Filho Lda., SIC 1995-1996
- Elenco principal em Allegro, RTP 1983
- Protagonista, Vários Papéis em Sabadabadu, RTP 1981
- Elenco principal em O Espelho dos Acácios, RTP 1979

TEATRO 

- 1951 - Lisboa é Coisa Boa
- 1951 - Ó Papão Vai-te Embora
- 1952 - Portugal Espanha
- 1953 - Saias Curtas
- 1954 - Cala o Bico
- 1954 - Viva o Homem
- 1955 - Melodias de Lisboa
- 1956 - Daqui Fala o Zé
- 1956 - A Torre Encantada
- 1957 - Já Cá Canta
- 1957 - Música, Mulheres e...
- 1958 - Abaixo as Saias
- 1958 - Uma Nora Ideal
- 1959 - Champanhe Saloio
- 1960 - Acerta o Passo
- 1961 - De Pé Atrás
- 1961 - Não Brinques Comigo
- 1961 - O Trunfo é Espadas
- 1962 - Com Sal e Pimenta
- 1962 - O Gesto é Tudo
- 1963 - Ó Pá, Não Fiques Calado
- 1963 - Vamos à Festa
- 1964 - Todos ao Mesmo
- 1965 - E Viva o Velho
- 1965 - Sopa no Mel
- 1966 - Esta Lisboa Que Eu Amo
- 1966 - Tudo à Mostra
- 1967 - Duas Pernas... Um Milhão
- 1967 - Como Vencer na Vida Sem Fazer Força
- 1968 - Lisboa é Sempre Mulher
- 1969 - Ri-te Ri-te
- 1970 - Quando Ela se Despiu
- 1970 - Alto Lá Com Elas
- 1971 - Frangas na Grelha
- 1972 - Uma Cama Para Toda a Gente
- 1973 - Mulheres é Comigo
- 1973 - Um Padre à Italiana
- 1973 - O Príncipe e a Corista
- 1974 - Isso Não Se Faz à Tia
- 1975 - Pascoal
- 1976 - As Coisas Que Um Padre Faz
- 1978 - Aldeia da Roupa Suja
- 1979 - Alô Lisboa, Daqui Porto
- 1979 - Isso é Que Era Bom
- 1980 - Não Deites Foguetes
- 1981 - Virgem Até Certo Ponto
- 1983 - Há Mas São Verdes
- 1985 - Coronel em Dois Atos
- 1987 - Cá Estão Eles
- 1989 - As Calcinhas Amarelas
- 1990 - Ai... Cavaquinho
- 1992 - Isto É Que Vai Uma Crise
- 1992 - Toma Lá Que É Democrático
- 1993 - O Padre Pimentinha
- 1994 - Ao Que Nós Chegámos
- 1996 - Camilo & Filhas
- 2000 - Certinho e Direitinho
- 2003 - O Padre Camilo
- 2008 - O Meu Rapaz é Rapariga

CINEMA

- Ao Que Nós Chegámos... - 1995
- O Ladrão de Quem Se Fala - 1969

Camilo de Oliveira
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

sábado, 2 de julho de 2016

Mara Pedro

Boa noite para quem me acompanha.
Quem me segue diariamente conhece o post que pus sobre Mara Pedro, quem não me seguir convido a visitar este link: http://paulomartins1.blogspot.pt/.
Ultimamente não tenho falado com ela devido a todos os espectáculos que está a fazer. Digo-vos é uma pessoa que por ser cantora que lhe podia subir à cabeça e achar-se superior ou ser arrogante ou ... , mas não, Mara Pedro é uma pessoa cinco estrelas, simpática, prestável e uma adolescente/mulher muito trabalhadora.
A Mara por muito pouco tempo que seja que estejamos a falar sinto-me bem por ela ser a pessoa que é e vou ser sincero como sempre fui ela tranquiliza-me.
Desde de quase do inicio (dia 18/06/2016 que foi quando lhe mandei uma mensagem) a Mara e eu tratamo-nos por tu, alias somos praticamente da mesma idade.
A Mara é uma das pessoas mais simples que eu conheço. Só lhe desejo tudo de bom.
Mara Pedro
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Obrigado a todos os caros e caras leitores/as

Boa tarde para quem me acompanha.
Queria agradecer aos meus caros e caras leitores/as por todo o carinho e dedicação.

Visualizações de páginas por país

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue
EntradaVisualizações de páginas
Portugal
2347
Estados Unidos
559
Alemanha
101
Brasil
26
Espanha
17
França
16
Rússia
15
Reino Unido
9
Suíça
8
Luxemburgo
8

Visualizações de páginas por navegador

EntradaVisualizações de páginas
Chrome
1838 (56%)
Safari
652 (19%)
Mobile Safari
343 (10%)
Firefox
180 (5%)
Opera
102 (3%)
Internet Explorer
53 (1%)
OS;FBSV
53 (1%)
SamsungBrowser
29 (<1%)
Mobile
12 (<1%)

Visualizações de páginas por sistema operativo

EntradaVisualizações de páginas
Windows
1042 (32%)
Android
1010 (31%)
iPhone
628 (19%)
Macintosh
422 (13%)
Linux
46 (1%)
iPad
14 (<1%)

Espero que gostem.
Fiquem comigo.