quarta-feira, 1 de março de 2017

INEM

Boa tarde para quem me acompanha.
Hoje como prometido (devia ter sido ontem mas foi completamente impossível) venho partilhar uma informação do INEM.
Mas para isso vocês perguntam o que significa as siglas INEM, pois bem estas siglas significam Instituto Nacional de Emergência Médica.

O que é o INEM ?

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o Organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.


O INEM é o número de emergência foi unificado para todos os países membros da U.E no ano de 1991, mas para que possam melhor deixo-vos aqui abaixo.

* Europa
O número de emergência foi unificado para todos os países membros da U.E no ano de 1991.
- União Européia: 112
- Suiça: 112
- Croácia: Tem três números diferentes: a polícia, os bombeiros e os paramédicos correspondem aos números 92, 93 e 94, respectivamente.
- Noruega: O 112 apenas liga à polícia, se se quiser chamar bombeiros ou ambulância, é necessário marcar 110 e 113 respectivamente.
- No entanto, para qualquer cidadão europeu, desde que esteja no continente europeu e tenha um telemóvel, pode utilizar o número 112, e será redireccionado para o número de emergência local.
* América
O número 911 é utilizado não só nos Estados Unidos da América, mas também no Canadá e em muitos países das Caraíbas, como as Bahamas, Ilhas Caimão ou a República Dominicana.
* Austrália e Nova Zelândia
Na Austrália utiliza-se o 000 para todo o tipo de chamada de emergência. Na Nova Zelândia mantém-se a lógica mas mudam-se os números, para 111.
* Brasil
Nenhum país tem mais números especiais para a polícia do que o Brasil: há um número para a Polícia Rodoviária Federal (191), outro para a Polícia Federal (194), e outro para a Polícia Civil (197) e ainda a Polícia Rodoviária Nacional (198).
* Tailândia
Há serviços específicos para turistas: a polícia turística, disponível através do 1155, fala inglês e ajuda os turistas em caso de emergência.
Exemplos estranhos: Em alguns países da Europa de Leste, existe um número específico (104) para fugas de gás. A Coreia do Sul, por outro lado, preocupa-se mais com o seu vizinho “de cima”, e portanto tem um número para denunciar potenciais ou supostos espiões (113). Na Suíça, foi criado um número de emergência específico para quem se perde nos Alpes. Ligando o 1414, a Swiss Air-Rescue ajuda quem tenha tido problemas nos seus passeios pelas montanhas..

O INEM em 2016 tive 1.370.348 (1,3 milhões) chamadas de emergência. É realmente muita chamada. São excelentes profissionais formados para fazer o melhor por nós.
Espero que gostem.
Fiquem comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário